www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO



A Arte Zen
Detalhes
Gastronomia
Notícias do bairro
Peripatos






Matérias publicadas de 2005 à 2007 sobre:
Bairro
Cultura
Gente


APOIOS E SIMPATIAS
Clique nas imagens e saiba mais sobre cada um deles



-----------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------



-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

/Gente

Cosme Velho, 15/12/06

Luiz Vicente
Seu corpo é carne, sua alma é samba

Por Thadeu Rabelo
[email protected]

Morador do Cosme Velho desde que veio ao mundo, vindo de uma família de músicos, filho de Vicente Gomes da Silva e Dulcinéia Ramos da Silva, Luiz Vicente contempla seus 45 anos de muita folia, samba e carnaval.

Atualmente está à frente, junto com Ronaldo Valério, do projeto chamado Samba com Tempero, em que reúne músicos e amigos que embalaram o carnaval do Cosme Velho e Laranjeiras no passado. O projeto é um resgate do samba e acontece no Bar do Edvaldo, acompanhado pela comida muito bem feita pelo seu tio Paulo Roberto. O bar fica ao lado da Igreja de São Judas Tadeu no Cosme Velho.

O samba esteve presente em sua vida desde sempre - e mais fortemente no começo da fase adulta. Era figura certa nas folias do Pereirão, Canário das Laranjeiras e Mocidade dos Guararapes. O Samba com Tempero vem justamente para resguardar a história de um dos bairros com maior vocação para o samba no Rio de Janeiro. No futuro, o projeto pretende sair das barreiras do bairro e ir até o Catete, Copacabana e Leme, depois Ipanema, Leblon, Jardim Botânico e Gávea. Hoje o eixo Cosme Velho - Laranjeiras é um dos mais representativos da folia carioca, contando com 14 blocos de carnaval, entre eles: Quem não güenta bebe água, Chupa mas não baba, Concentra mas não sai, Imprensa que eu gamo e Rio carioca.

Luiz Vicente criou também, juntamente com músicos da família, o Grupo Magia Carioca. Fundindo com outro grupo familiar, o Bom de Samba, deu início em 2003 ao projeto Samba para Turista Ver, que acontece no trem do Corcovado.

Foi estudante da Escola Municipal José de Alencar, é técnico em educação física e hoje está perto de terminar o ensino superior da Estácio de Sá no Instituto de Carnaval.

Seu currículo no samba é grande. Ainda no José de Alencar, foi vencedor do Festival Estudantil como compositor. Passista, foi ritmista de várias agremiações como Canários das Laranjeiras e Cardosão das Laranjeiras, além de diretor de Harmonia da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Na Baixada Fluminense, realizou durante dez anos trabalhos comunitários em um projeto da antiga FEEM (Fundação Estadual de Educação do Menor), atual FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), com crianças e jovens. Muitos desses projetos tiveram como parceira a Beija-Flor.

Atualmente, Vicente está à frente de um projeto comunitário no Cosme Velho voltado para crianças e adolescentes, priorizando a educação ambiental. Continua com o samba no trem, é coordenador de um projeto da prefeitura de ginástica para idosos na Praia do Flamengo pela Secretaria Municipal de Qualidade de Vida e é auxiliar de coordenação no Colégio Santo Inácio.

Vicente é de uma teoria interessante: segundo ele, o povo gosta de festa, e a festa é o melhor meio de unir e chegar até o povo. Talvez parta daí esse espírito moleque que nunca se apaga nesse bamba do Cosme Velho.


*O Samba com Tempero acontece uma vez por mês e faz parte da agenda do Corredor Cultural Cosme Velho - CCCV.
MATÉRIAS
sobre gente
publicadas em:

------------------ Abr a Dez/07
------------------ Fevereiro/07
------------------ Janeiro/07
------------------ Ano 2006
------------------ Ano 2005
------------------





PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Variedades