www.BairrodasLaranjeiras.com.br
ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO

HOME Notícias semanais

CULTURA E TURISMO

ENDEREÇOS NO BAIRRO
Atividades físicas
Bares e Restaurantes
Cafés, Lanches e Sucos
Comércio e Serviços
Estabelecim/ de Ensino
Hospitais e Clínicas

FESTAS E EVENTOS

MATÉRIAS E NOTÍCIAS

MURAL DO BAIRRO

TRABALHOS SOCIAIS E
ASSOCIAÇÕES


UTILIDADE PÚBLICA

VARIEDADES
Anuncie no Bairro
Contato do Bairro
Blog do Bairro
Detalhes do Bairro
Fotos do Bairro
Informativo do Bairro
Twitter do Bairro



Capa
Onde encontrar
Expediente


MACRO & MICRO
A artista plástica e incentivadora das artes Helena Mori apresentou a AMAL o projeto Arte nas Praças. A proposta tem alcance social e ...



Conversa de Livraria
Todas as artes se entrelaçam, se complementam. Nosso bate-papo é, então, com o artista plástico Eraldo Motta, há 35 anos nessa estrada...




Herculano Carneiro:
testemunha ocular da história

Por Marcelo Rios

Conhecer a história do nosso país por meio dos livros ou pelo relato de alguém que testemunhou os fatos é sempre interessante. No entanto, estar presente aos fatos é um privilégio para poucos. O advogado e ex-deputado Herculano Carneiro, que mora há três anos em Laranjeiras, testemunhou pessoalmente parte da história política do Rio de Janeiro. Aos 74 anos, bem-humorado e sempre lembrando com carinho do tempo em que era militante ativo do PFL, partido que ajudou a fundar no Rio, Herculano falou sobre a sua vida, com muitas histórias e casos interessantes.

Folha da Laranjeira - Quando começou o seu interesse pela política?
Herculano -Apesar de ter exercido a advocacia nas áreas civil e criminal, sempre fui ligado à causa política. Fiz parte do Movimento Popular Jânio Quadros e fui integrante da UDN - Partido da União Democrática Nacional (partido que abrigou inúmeros políticos importantes nas décadas de 50 e 60). Ajudei a eleger, em 1960, o jornalista Carlos Lacerda para governador da Guanabara.

FL - Quais cargos ocupou durante sua vida política?
Herculano - Fui deputado estadual de 82 a 86, durante o governo Brizola, tendo como base eleitoral, diversos bairros da antiga Guanabara.

FL - Que tipo de relacionamento mantinha com o governador Carlos Lacerda?
Herculano - Eu tenho orgulho de ter sido amigo do Lacerda. Ele era um político muito inteligente. Acredito que, se ele estivesse ainda vivo, e estivesse responsável pelas investigações sobre o Mensalão, essa questã já havia se encerrado.

FL- Como aconteceu a fundação do Partido da Frente Liberal no Rio de Janeiro?
Herculano - A pedido do Aureliano Chaves, que articulou a fundação no estado juntamente com o Marco Maciel, que viria a ser vice – presidente da República, fundei em 1985, o PFL no Rio, e acabei sendo um dos responsáveis.

FL - Como definiria o atual momento político?
Herculano - Antigamente, havia mais seriedade na política.Não se roubava tanto como agora. A corrupção sempre foi uma mal da histórica política. Isso acontece desde priscas eras. A atual crise é moral. Tem como conseqüência a falta de ética.

FL- Por que optou por morar em Laranjeiras?
Herculano - Nasci e morei durante anos em Campo Grande. Tenho seis filhos e 10 netos. De todas as instituições, a célula-mater é a família. Quando minha esposa contraiu uma doença que precisava de cuidados constantes, acabei me mudando para o bairro, já que a oferta de hospitais é grande. Laranjeiras é o bairro da Zona Sul mais próximo do Centro. Isso facilita o dia-a-dia.


Foto de arquivo pessoal: Herculano Carneiro discursa durante fundação do PFL




PATROCINADORES
Clique e saiba mais sobre eles












REDES SOCIAIS








FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





© 2005 - 2019 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados



Jornal da AMAL
ano XXV nº 207
08-09/05