|  HOME - Notícias Semanais  |  ANUNCIE AQUI  |  INFORMATIVO  |  CONTATO - faleconosco@bairrodaslaranjeiras.com.br  |
Variedades


Matérias
publicadas em:

------------------------
2012
------------------------
2011
------------------------


-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------

/VIDA VERDE
  Ecologia por um mundo melhor

02/09/2011

Ecofaxina 1


www.wix.com/verdevid1/vida-verde
E-mail: verde.vida@ymail.com

Tudo que você faz com a ajuda de produtos químicos agressivos e venenosos para você e para o meio ambiente pode ser feito de maneira mais natural. Para provar, começamos hoje uma série de dicas bem práticas para provar que é possível substituir, por exemplo, os artigos industrializados usados na faxina doméstica por itens que podem ser encontrados em qualquer despensa.
As informações foram divulgadas primeiro pelo site Ecocidades , um belo presente para todo mundo. Quem tiver qualquer outra dica, é só mandar.

Vaso Sanitário
No lugar do alvejante químico para deixar sua privada branquinha e sem manchas, adicione meia xícara de vinagre a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa mistura no vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois é só esfregar bem. O ideal é fazer esse tipo de limpeza uma vez por semana . Você também pode aplicar um desinfetante caseiro , se quiser. A receita é fácil. São necessários quatro litros de água, um litro de álcool, um sabão caseiro e folhas de eucalipto. Deixe as folhas de molho no álcool por dois dias. Rale o sabão e o dissolva em um litro de água fervente. Em seguida, adicione o restante da água e a essência de eucalipto.

Azulejos
Para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do banheiro aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície com água. A acidez do vinagre quebra moléculas de gordura e também mata bactérias e mofo. Ele também pode ser utilizado para remover manchas da parede, limpar cortinas ou o box e utensílios de vidro. Em uma experiência realizada para testar o poder de limpeza do vinagre, ele foi capaz de matar 99% de bactérias de superfície, 80% germes e 82% de mofo encontrados em um balcão .

Ralos
Fios de cabelo são uma das causas mais comuns do entupimento de ralos no banheiro. Para desobstruir a passagem da água, primeiro retire todos os detritos visíveis. Então, derrame ¾ de xícara de bicarbonato de sódio do ralo seguida de meia xícara de vinagre. Lembre-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência.  Deixe a solução agir por 30 minutos e então jogue água fervente.

Pia
Misture duas xícaras de bicarbonato de sódio, meia xícara de sabão caseiro, uma xícara de água e meia xícara de vinagre e aplique na pia. Para polir as torneiras, use uma solução com partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando em seguida.

Espelhos
Use um pano sem fiapos e água quente. Se tiver muitas manchas de pasta de dente, use uma solução com partes iguais de vinagre e água. Espirre sobre a superfície e depois seque com um pano. Essa mistura também pode ser usada para limpar janelas e qualquer superfície de vidro.

Chão
Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio  e um pouco de suco de limão a um balde de água quente. Se o chão do seu banheiro for pequeno, você pode usar aquela mesma solução de limpar pias. Outra opção é utilizar meia xícara de sal dissolvido em um balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e, depois, lave normalmente. E não se esqueça de nunca deixar o tapete molhado dando sopa no chão, tente pendurá-lo no box para que possa secar mais rapidamente. Para mantê-lo livre de odores, espalhe um bocado de bicarbonato de sódio e, então, passe o aspirador de pó sobre sua superfície. Assim você poderá usar o mesmo tapete por mais tempo.
Por fim, para deixar um cheirinho bom no ar, borrife uma solução de cravos-da-índia no ambiente. É só misturar álcool a um punhado de cravos. Mas, antes de utilizar, é preciso deixar essa mistura descansar por alguns dias. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.

Cidades mais humanas

Uma feira esta semana em São Paulo -a Greenbuilding Brasil - chamou a atenção para uma das maiores tendências do mercado que só vai ajudar o consumidor: as inúmeras novidades para a construção de prédios mais verdes e inteligentes. Há de tudo: tijolos ecológicos, soluções para reaproveitamento de água, telhados verdes, geradores de energia a partir da luz solar e muitas outras soluções que já podem transformar as nossas casas em lugares mais humanos para se viver.
Por aqui as mesmas regras já são seguidas. Desde julho, está em vigor em Niterói uma lei municipal que determina que os novos prédios a serem erguidos, com mais de 500 metros quadrados de área construída, serão obrigados a adotar um sistema próprio para reutilizar as chamadas águas cinzas (chuveiro, pias de banheiro e máquinas de lavar roupas) nos vasos sanitários, nas regas de jardins e para lavar calçadas e áreas comuns.
Mesmo antes de ser criada a lei, alguns prédios de Niterói já adotaram o sistema, instalando, durante a construção, uma espécie de mini-estação de tratamento de esgoto que recolhe as águas cinzas, faz o tratamento no próprio prédio e a distribui através de caixas d´água específicas. 
As cidades estão mudando.

Roupa nova e ar puro

Desenhistas ingleses desenvolveram uma roupa que, além de bonita, ajuda o meio ambiente. É o projeto Catalytic Clothing . A idéia é vestir e purificar o ar ao mesmo tempo. A novidade desenvolvida pelos cientistas é um tecido capaz de devolver à atmosfera um ar limpo, graças a ação de fotocatalisadores, pequenas partículas inseridas durante a fabricação no pano e que, estimuladas pela luz, realizam o processo.
Nas lavagens, essas substâncias penetram na superfície da roupa e, quando atingidas pela luz, seus elétrons reagem com as moléculas de oxigênio da atmosfera dando origem a radicais livres. Esses, então, quebram os poluentes do ar e os transformam em substâncias químicas que não são nocivas à saúde.
Segundos os cientistas, seriam necessários 10 milhões de usuários para reduzir cerca de 10 toneladas de poluição em uma cidade grande como Londres.
Mas já é um começo.

Salão ecológico

Você é cabeleireiro, barbeiro e quer ajudar a preservar a natureza? Pois saiba que você pode ajudar, e muito.
Pouca gente sabe, mas as embalagens de produtos químicos são recicláveis. Você só precisa ter o cuidado de limpar o interior delas e retirar a parte superior de cada uma. Depois, fazer a coleta seletiva. A acetona não deve ser jogada no lixo comum. A substância química do produto é tóxica e não-reciclável. O melhor é usar até o fim e descartar a vasilha plástica. Caso o produto perca a validade, procure o fabricante.
O algodão é lixo não reciclável e deve ir para o lixo comum. As bolinhas de algodão usadas, com restos de esmalte, acetona ou outro tipo de removedor, devem ser guardadas em recipiente de metal bem fechado, de maneira que possam secar espontaneamente e somente após isso serem descartadas no lixo seco comum, ao final do dia.
Há também uma linha de esmaltes ecológicos da marca americana Priti NYC que promete transformar um dos produtos de beleza mais tóxicos que existem, os esmaltes, em produtos ecológicos, com ingredientes orgânicos, não tóxicos e sem fragrâncias ou cores sintéticas. A alternativa é usar ingredientes naturais, como extrato de ginseng e óleos naturais. Os frascos de esmaltes da Priti são 100% biodegradáveis. Além disso os removedores são 100% biodegradáveis, não tóxicos, não cancerígenos, com ingredientes orgânicos e os frascos são totalmente recicláveis.

O fim dos cupins

Ainda estamos no inverno, vem uma primavera pela frente, mas para o reino animal, muitas vezes, o frio já passou. Os conhecidos "mosquitos de verão", que já começam a infestar as lâmpadas da iluminação pública e de dentro das casas também, são a prova de que o relógio natural está funcionando. Estes insetos, que na verdade são cupins, começam a acordar de seu período invernal para comer e reproduzir, seguindo o ciclo básico da vida.
Ocorre que, no caso deles, comer significa comer madeira, na maioria das vezes. Madeira de árvores e de móveis de apartamentos e casas, tudo o que tiver celulose. E aí vai uma dica natural para acabar com esta praga sem usar nenhum inseticida químico.
Sempre que aquela nuvenzinha de mosquitos de verão estiver na lâmpada faça o seguinte: coloque um pouco d'água em uma bacia - um ou dois dedos, o suficiente para que possa dar reflexo - e posicione a bacia bem embaixo da lâmpada. Apague as outras lâmpadas da casa, para que os insetos se concentrem na lâmpada onde foi instalada a armadilha. Acontecerá o seguinte: a água na bacia vai refletir a luz e atrair os mosquitos, que voarão até ela, pensando ir de encontro à luz, seu chamariz. Na água, eles ficaram presos e morrerão.
Para pegar os cupins voadores que não descerem para a água basta aproximar por alguns minutos a bacia da lâmpada, aumento o reflexo e a confusão dos insetos.
Basta um casal de cupins em casa para que ele se reproduza e ataque todos os móveis.

inovAÇÕES

- Construções sustentáveis http://ow.ly/6gYmE
- Florestas artificiais: http://bit.ly/py8mxw Elas vão absorver gás carbônico da atmosfera.
- Deixe sua casa mais ecológica http://bit.ly/qGeHjv
- Criação de designer torna o cultivo do próprio alimento em uma experiência saudável e educativa para as crianças http://verd.in/sai9
- Veja a lista de ptos de coleta e contatos de empresas q recolhem eletrodomésticos, eletrônicos e outros resíduos: http://bit.ly/r1MmeD
- Jaqueta climatizada refresca e esquenta ao gosto do freguês http://blogs.discoverybrasil.com/noticias/2011/06/jaqueta-climatizada-refresca-e-esquenta-ao-gosto-do-fregu%C3%AAs.html
- Qual o tamanho da sua fome emocional? Faça o teste e veja dicas para deixar os sentimentos fora do prato! http://bit.ly/ob2apw
- Gostaria de morar em um condomínio 100% sustentável? Conheça o Ecolife http://ow.ly/6i3SM
- Reaproveitando sacolas plásticas - Toy Art - http://migre.me/5AaMh

- Tem alguma sugestão ou dúvida? Criou uma maneira nova para proteger o meio ambiente ou reciclar materiais? Fale com a gente verde.vida@ymail.com . E visite www.wix.com/verdevid1/vida-verde . No nosso site tem ecodicas para levar a cultura ambiental para o trabalho, para casa e links sobre o assunto. Ah, e a coluna tem twitter também: @colunavida. Até a próxima!










BLOGS INTERESSANTES

LECTOR IN FABULA
Por Nelida Capela

OLHAR NÔMADE
Por Nelida Capela

RECICLOTECA
Por Recicloteca

TECNOLOGIA OUTONAL
Por Claudia Sardinha

TRANSPORTE ATIVO
Por Transporte Ativo

EVENTOS REALIZADOS


FOTOS DO BAIRRO



Clique na foto...





Contador criado em: 14/08/2014


© 2005 Isabel Vidal
Todos os direitos reservados